Correr faz mal à Saúde

Correr faz mal à saúde.

Mas exercícios físicos não são bons para a saúde? Sim! Mas até certo ponto.

Quando corremos utilizamos energia muscular para manter nosso corpo em movimento.

Essa energia vem inicialmente de uma reserva muscular que nosso corpo guarda, chamada glicogênio.

O glicogênio, por sua vez, tem estoque energético para, em média, 30 minutos.

A partir daí nosso corpo começa a ter que obter energia de fontes secundárias.

O corpo começa a destruir gordura (isso é bom) e ao mesmo tempo proteínas (isso é ruim) para transformá-las em energia.

Além disso, a degradação de gorduras e proteínas para a formação de energia gera grande quantidade de radicais livres, que são substâncias tóxicas e prejudicam nosso metabolismo.

Existem alguns tipos diferentes de radicais livres, um dos mais tóxicos são os ROS, sigla em inglês para radicais livres do oxigênio.

Em exercícios de endurance, como a corrida, eles se formam em grande quantidade e a consequência é a destruição de células saudáveis isso se reflete no envelhecimento precoce do organismo.

Por isso, normalmente, maratonistas tem um aspecto envelhecido.

Além disso, só é possível ter emagrecimento correndo a partir do momento em que o corpo está destruindo amplamente nossa estrutura muscular.

Quando essa a corrida não é suficiente para destruir músculos e gordura, mas produz radicais livres, vai ter efeito oposto, diminuindo o metabolismo e aumentando a retenção de gordura.

Mesmo quando se corre o suficiente para se destruir, por algum tempo, nosso corpo consegue lidar com a destruição de proteínas e com os radicais livres, mas com o passar do tempo chegamos a um ponto onde todas essas reações negativas começam a impedir que o nosso metabolismo funcione adequadamente e, a partir daí, começamos a ter lesões de repetição ou mesmo ter a tendência de engordar ou dificuldade de perder peso.

Já atendi pacientes que estavam fazendo exercícios intensos com excelentes personal trainers sem nenhuma perda de peso ou ainda, com lesões em ombros ou joelhos sem motivos aparentes para a acontecer…

O que fazer para se ter bons resultados com exercícios? Primeiro, se você não gosta de correr, não corra! Se gosta, não corra muito.

O preparo físico não vai deixar você mais saudável, apenas mais preparado para correr. Qualquer exercício físico é saudável, se for com moderação.

Se for intenso passa a ser por prazer ou por necessidade e para manter um ritmo de exercício intenso você precisa de um bom médico para evitar ao máximo as consequências negativas desse excesso.

E por último, se você sentir que o exercício que você está fazendo está sendo ruim para você, pare!

E de preferência procure um médico da área para entender o que não está funcionando no seu metabolismo.

Uma pessoa metabolicamente saudável tem vontade e necessidade de fazer exercício e uma pessoa com o metabolismo comprometido vai se sentir mal e ter problemas se fizer exercícios.

Dr. Alexandre Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *