Os Benefícios da Coenzima-Q10 (CoQ10) e do Selênio para a Saúde

Um estudo com duração de cinco anos foi realizado em 443 adultos saudáveis entre as idades de 70 e 80. Metade recebeu placebos, e a outra metade recebeu suplementos de CoQ10 e selênio. O estudo foi de cinco anos. Os resultados foram que 12,6% do grupo placebo tinha morrido de doença cardiovascular, enquanto apenas 5,9 por cento dos que tomam os suplementos tinham morrido. O grupo que tomou os suplementos também pontuou mais alto em funções cardíacas após um exame de ecocardiograma. Mais importante ainda, eles tinham níveis mais baixos de um biomarcador NT-proBNP conhecido como um indicador de insuficiência cardíaca, o que é bom porque os níveis mais baixos reduzem os riscos de doença cardiovascular.

A doença cardiovascular é a principal causa de morte no mundo ocidental. Isto é devido à placa arterial causada por dietas pobres, falta de exercício, obesidade e tabagismo. Este estudo notável da Suécia mostra que tomar dois suplementos (CoQ10 e selênio) em combinação pode reduzir os riscos de mortalidade em quase 50%. Os pesquisadores descobriram que esses nutrientes podem ter muitos benefícios, incluindo:

Função cardíaca globalmente melhorada
Redução da hospitalização devido a cirurgias
Proteção dura anos após parar suplementos

Pesquisadores suecos publicaram o estudo no International Journal of Cardiology, que revelou os benefícios para a saúde da CoQ10 e do selênio.
Estudos atuais já mostram que esses nutrientes têm a capacidade de proteger o tecido danificado do estresse oxidativo.

Assim, a suplementação dessas substâncias parece ser cada vez mais importante para saúde. O ideal é ter um acompanhamento médico para acompanhar principalmente os níveis de selênio que, em excesso, pode ser tóxico.

Dr. Alexandre Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 11 =

WordPress Lightbox Plugin
error: O conteúdo está protegido