Muitas vezes quando inicio o tratamento para melhorar o metabolismo de minhas pacientes e entro com uma dieta mais rica em proteínas, o que é muitíssimo importante, comer mais carne se torna um problema. Mais mulheres do que homens referem ter dificuldades de ingerir carne. Porque?
Acredito que temos alguns motivos para isso. Existe claramente uma questão cultural a ser superada, pois normalmente a mulher aprende que carne e gordura são tóxicas e engordam, isso dificulta um pouco. Mas não é só isso. Infelizmente existe uma questão muito importante, a hipocloridria.
Hipocloridria é a diminuição da capacidade de produzir ácido clorídrico (que é a principal substância digestiva do nosso estômago). Sem esse ácido a dificuldade de digerir gorduras e proteínas se torna muito grande, assim, ao comer carnes a pessoa acaba tendo mal-estar e acredita que a própria carne é um problema a sua saúde.
Porém, a partir do momento que se trata adequadamente a digestão da paciente, a melhora da digestão permite que ela coma e se sinta extremamente bem comendo carnes e gorduras, que são de extrema importância para quem quer ter músculos, firmeza de pele e colágeno.
Dr. Alexandre Duarte